quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O antigo testamento na opiniao dos protestantes

Segundo a visão protestante, os textos deuterocanônicos (chamados apócrifos” pelos protestantes) foram, teoricamente, escritos entre Malaquias e Mateus, numa estação em que segundo cronista judeu Flávio Josefo, a Revelação Divina havia cessado porque a sucessão dos profetas era inexistente ou imprecisa.

Enorme dificuldade do humano em ouvir e obedecer teve início no jardim do Éden, quando Adão e Eva, mesmo tendo sido orientados por Deus, escolheram fazer a seu vontade. Além disso, existem 27 livros no Novo Testamento. Este livro ensinou varão a desprezar as alegrias desta vida ser feliz na outra — a desperdiçar este planeta em nome do próximo.

Todo cristão precisa viver esse combate contra a idolatria, contra tudo que afasta-nos de Deus, toma seu lugar, e nos impede de acompanhar Jesus Cristo. E agora, estaria esse apaixonado por Jesus disposto a colocar em risco a sua segurança e conforto que a vida lhe oferecia para acompanhar a Jesus?

Manancial para toda a vida eterna (João 5.39); Os Judeus tinham hábito de examinar as Escrituras reconheciam que elas continham segredo da vida eterna. A tradução grega, chamada Septuaginta, do século 3 antes de Cristo e bastante usada pelas comunidades cristãs helenísticas, conta com 53 livros ao todo.

Normalmente, utilizamos esta frase, seguir a Jesus, num contexto teológico que dificilmente conseguimos dissociar do ambiente da Igreja e do salão de cultos, onde se passa tudo aquilo que pela nossa tradição são considerados os grandes momentos da nossa vivência místico.

Devemos evitar pecado, mas se sem embargo, pecarmos, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, Justo. Bem antes do Catolicismo Romano, que surgiu por girata do 4º século, Jesus já reconhecia todos e cada um dos livros do AT (ver Jo 5:46-47; Lucas 24:27, 44).

Segundo a tradição, aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Macróbio Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos.

Por sua vez, os gregos chamavam papiro de biblos, um rolo de papiro era um bíblion e vários destes era uma bíblia” ou livro. 29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mas importa obedecer a Deus do que aos homens. Notou semelhanças com a Bíblia e seus textos sobre dilúvio, a arca de Noé, fato de Cristo ser humano e divino juntamente?

Através desses livros, Sr. Deus se fez conhecer dando-nos oportunidade de salvação pelo conhecimento da sua Palavra; sem a Bíblia, seus mandamentos e a história do cristianismo poderiam ter se extraviado, chegando a nós como lendas sem crédito e absolutamente distorcida.



A termo de DEUS já foi estabelecida sempre no céu, DEUS enviou sua palavra para nos iluminar, produzir a fé, essa iluminação, essa fé, crendo nela, agindo sobre ela, nos fará conectar com SENHOR DEUS, fazendo DEUS dirigir-se a nos.

Descobri Primeiro Livro de Macabeus em Hebraico; Segundo foi escrito em Helênico, conforme testifica seu linguagem". Heleno, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. A palavra Testamento vem do judaico berith” e significa pacto, confederação.

É caso do Pentateuco Samaritano (os samaritanos eram uma comunidade étnica e religiosa separada dos judeus, que tinham culto e abadia próprios, e que só aceitavam como livros sagrados os do Pentateuco), e singularmente a Septuaginta Grega (sigla LXX).

Quando ensinamento de Jesus passou das Bem-aventuranças (Mateus 5:3-11) à vindoura cruz, diversos que haviam seguido mudaram de ideia (João 6:66). Trata da girata pessoal do Sr. Jesus à Terreno e das coisas que precederão esse glorioso evento.

As edições do Macróbio Testamento hebreu e do Novo Testamento helênico que existem hoje são cópias que foram encontradas em pesquisas arqueológicas. Apesar disso, os judeus e as diversos denominações cristãs empregam uso de versões diferentes da Bíblia que usualmente se distinguem pelo número de livros utilizados.

As primeiras versões escritas da Bíblia surgiram durante governo do rei Davi (1025 - 985 a.C.) e foram desenvolvidas graças ao trabalho dos escribas que se detinham à tarefa de reproduzir muitas cópias do texto bíblico. Não seremos julgados pela nossa capacidade intelectual e nem pela grandeza das nossas obras, porém, como diz santa Teresinha, pelo amor ao Mestre: Jesus não deseja nossas obras, quer nosso coração”.

É que fazia beato Henrique Suzo manifestar: Prefiro ser neste planeta verme mais miserável da terra, pela vontade de Deus, do que um Serafim no Céu pela minha própria vontade!” Muitos se santificaram nas cozinhas, nas hortas, nas oficinas, nas portarias dos mosteiros… Aí seguiram Jesus.

Quando os apóstolos se deslocaram da Palestina para pregar Doutrina aos outros povos, eles adotaram uma tradução grega do idoso testamento, feita no Egito no século 3 a.C., pois judeus imigrantes já não entendiam mas hebraico nem aramaico.

Os benéficos são incontáveis quando passamos a obedecer a Deus, mesmo diante das lutas e obstáculos que enfrentamos a fidelidade a lei de Deus é a comprovação da fé que temos Nele. Quando um leproso se aproximou Dele dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.” (Mateus, capítulo 8, versículo 2). E deste modo Jesus fez … tocou-lhe, dizendo: Quero, para limpo.” A tratamento foi imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário